FANDOM

Esquadro
Norma
Dados
Latim Norma
Japonês じょうぎ座(定規座)
Grego Γνώμων
Armadura Armadura de Bronze *

Esquadro (Norma) é uma constelação austral. No exército dos Cavaleiros de Atena, Esquadro parece ser representada por uma Armadura de Bronze (não confirmado na cronologia principal).

História

Origem

Esquadro é uma das constelações modernas imaginadas pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille por volta de 1750, com a finalidade de definir fronteiras mais precisas no céu do Hemisfério Sul. A ideia para criar tal constelação surgiu enquanto Lacaille observava as estrelas no céu acima do Cabo da Boa Esperança. Originalmente referida pelo nome francês ’Equerre et la Regle e cujo nome posteriormente seria mudado para o latim Norma, Esquadro perdura até hoje entre as 88 constelações modernas.

Simbolismo

Segundo alguns autores, Lacaille imaginou inicialmente uma constelação constituída por "Nível e Esquadro" (instrumentos de carpinteiro), mas é possível averiguar nos atlas celestes que, na verdade, o "Nível" estava associado por este astrônomo ao Triângulo Austral. Apesar disso, a constelação ainda é conhecida por alguns pela denominação "Nível" ou "Esquadro", embora a designação oficial seja Norma, a "Régua". À semelhança da maioria das constelações introduzidas pelo astrônomo francês, a escolha da figura representada pelas suas estrelas pretendia homenagear os progressos da Humanidade nas Ciências (ou Ofícios) e nas Artes.

Representantes conhecidos

Representantes
Realidades alternativas
Usuário Armadura Série - Época
Luciano de Esquadro Bronze Saint Seiya Omega - Século XXI

Bibliografia

Artigos relacionados

Constelações próximas:

Links externos

Referências