FANDOM

Cupido
Deus do Amor
Cupido
Dados gerais
Classe Divindade
Dados básicos
Gênero Masculino
Dados de treinamento
Local Não houve
Dados de anime e mangá
Estreia Capítulo 102 * / Episódio 27 *

Cupido é o deus romano que rege o desejo amoroso e a paixão, sendo o equivalente ao deus grego Eros. Nunca apareceu pessoalmente na série, mas já foi mencionado pelo deus Thanatos.

Características

Aparência

Na mitologia romana, Cupido é retratado como um jovem garoto com asas, portando um arco para disparar "flechas de amor". Como ele nunca foi visto pessoalmente na série clássica, não se sabe se essa descrição é compatível com sua aparência na obra.

No jogo Saint Seiya Online, Cupido toma a forma de um infante de pele clara, com olhos azuis e cabelos curtos de mesma cor. Suas asas são de um tom cinza claro, e ele traja apenas uma toga azul clara ao redor da cintura.

Personalidade

Cupido é descrito por Thanatos como um deus travesso que adora pregar peças e assediar as ninfas.

Histórico

Cupido é citado por Thanatos como um ser que vive aprontando travessuras e aterrorizando as ninfas. Com a chegada de Seiya de Pégaso aos Elíseos, as ninfas entraram em pânico ao verem o Cavaleiro de Atena ferido e ensanguentado. A princípio Thanatos associou o alvoroço das ninfas à mais uma travessura habitual do Cupido, até que elas lhe explicaram do que realmente se tratava.

Citações

Informação pendente.

Informação pendente.

  • Não há certeza se Cupido e Eros são a mesma entidade em Saint Seiya. O fato de Thanatos ter se referido ao personagem através de um nome romano, em lugar de um nome grego, que seria mais condizente com a temática da série, pode sugerir que os dois deuses sejam de fato entidades distintas.
  • Apesar das razões contextuais para Thanatos mencionar o Cupido, existe um fato curioso que os relaciona. Na psicologia analítica de Sigmund Freud, os conceitos de "Tânatos" e "Eros" são considerados as duas forças antagônicas que regem os princípios e comportamentos humanos. Eros representa o desejo sexual, a preservação da vida por meio da reprodução, enquanto Tânatos representa a segregação e o desejo destrutivo, dirigidos para a morte. Ambas forças interagem simultaneamente, não podendo existir em independência.

Dados oficiais

Galeria

Bibliografia

Artigos relacionados

Informação pendente.

Links externos

Referências

Informação pendente.