Seiya Universe Wiki
Register
Advertisement
Dégel
Aquário
Dégel
水瓶座アクエリアスのデジェル
Akueriasu no Dejeru
(Aquarius no Dégel)
Dados gerais
Classe Cavaleiro de Atena
Categoria Cavaleiro de Ouro
Constelação Aquário
Dados pessoais
Idade 22 anos
Sexo Masculino
Altura/Peso 1,84 m / 76 kg
Aniversário 5 de fevereiro
Sangue Tipo O
Loc. treinam. Bluegrad
Mestre Krest de Aquário
Dados de mangá e anime
Introdução LC: Capítulo 3, OVA 2
Seiyuu Daisuke Hirakawa
Dublador(a) Felipe Mônaco

Dégel (デジェル) é o Cavaleiro de Ouro da Constelação de Aquário (水瓶座アクエリアス Aquarius) durante os eventos da Guerra Santa do Século XVIII, servindo como o guardião da Casa de Aquário no Santuário. Conhecido como o mais sábio de todos os Cavaleiros, é o único além do Grande Mestre capaz de ler as estrelas. Habitualmente calmo e paciente, tem a cabeça fria em tempos de crise, mas revela um lado emotivo e reage mais impulsivamente em casos que o afetam de forma mais íntima.

Características

Aparência

Informação pendente.

Personalidade

Informação pendente.

Histórico

Passado

Informação pendente.

Mistério da Vouivre

Informação pendente.

Despertar dos Berserkers

Informação pendente.

Guerra Santa

Catedral da Floresta

Dégel estava presente na reunião de Cavaleiros promovida por Sísifo de Sagitário na arena do Santuário, em que todos se preparavam para a batalha na Catedral da Floresta. Assim que o exército foi teleportado por Atla para as proximidades da fortaleza, muitos manifestaram o desejo de avançar imediatamente contra a Catedral, mas Sísifo anunciou que todos deveriam esperar um pronunciamnto do Grande Mestre, que indicaria o momento correto para atacar.[1][2]

Kardia e Dégel av

Dégel analisa os acontecimentos

Dégel ocupou-se lendo um livro enquanto esperava as ordens; uma vez que Dohko de Libra, a favor da invasão imediata, argumentou com Sísifo que as barreiras de Thanatos e Hypnos já haviam sido destruídas, Aquário manifestou-se lembrando que a mais temível era a barreira de Hades, que causara vários problemas em guerras anteriores e que, embora pudesse não representar grande empecilho para os Cavaleiros de Ouro, faria dos demais guerreiros presas fáceis ao reduzir seu poder para um décimo do total.[3]

Deduzindo que o aviso seria dado pelo Mestre quando a barreira fosse destruída, Dégel concluiu que alguém partira na frente para realizar tal missão e questionou Sísifo quanto ao verdadeiro idealizador, considerando o plano pouco característico do Mestre Sage; Sagitário confirmou que Hakurei de Altar estava secretamente exercendo as funções em nome de Sage, para não divulgar a morte do irmão, o que abateria os guerreiros, e para poder agir discretamente. Sem demonstrar surpresa com a informação, Aquário comentou que Hakurei seria de fato o mais indicado para a tarefa que se propusera a cumprir.[3]

Dégel não se deixou levar pela armadilha orquestrada por Alone, e retornou vivo ao Santuário. Passava pela Casa de Libra no momento em que Tenma de Pégaso lamentava a aparente morte de Dohko, culpando a si mesmo pelo ocorrido; Dégel concordou que ele tinha culpa por não ter poder o suficiente, e acrescentou que isso também arriscava a vida do próprio Pégaso. Tenma então perguntou como podia ficar mais forte para proteger as pessoas e Dégel apontou-lhe a direção da Ilha Kanon, contando-lhe que lá diziam haver um demônio, que poderia talvez ajudá-lo.[4]

Busca pelo Oricalco

Algum tempo depois, Dégel foi convocado por Sasha para uma audiência em particular. A deusa revelou ter chamado o Cavaleiro de Aquário para pedir a ele que fosse até Bluegrad, uma vez que ele era quem melhor conhecia a terra do gelo; a urgência da missão se dava por conta da mudança de base de Hades, agora protegido no inalcançável Lost Canvas. A única maneira de chegar até lá seria com a ajuda de um poder que se igualasse aos de Atena e Hades: o de Poseidon, selado tempos atrás por Atena e vigiado pelo povo de Bluegrad. Percebendo a importância de sua tarefa, Dégel aceitou-a imediatamente.

Assim que saiu da reunião, Dégel confinou-se em seu templo, vasculhando sua biblioteca particular a fim de pesquisar mais a fundo sobre Bluegrad e Poseidon. Parou por um momento ao sentir uma leve vibração na atmosfera, observando fumaça além do horizonte e se perguntando se seria o vulcão de Canon Island, para onde ele sugerira que Tenma fosse. Ao encerrar sua pesquisa, Aquário decidiu conseguir um aliado para sua missão, dirigindo-se à Casa de Escorpião para falar com Kardia.

Dégel observou enquanto Kardia atacava Zelos de Sapo, perguntando o que se passava ali. Kardia respondeu que era uma sessão de tortura, uma vez que ele tentou interrogar um Espectro sobre como era possível chegar ao Lost Canvas, mas confessou-se decepcionado por ter escolhido uma "presa sem graça, covarde, sem dignidade alguma", e perguntou a Dégel o que ele queria. O Cavaleiro de Aquário informou sobre a missão de Atena e a princípio Kardia recusou, por não gostar de lugares frios e "missões sem graça"; mudou sua decisão rapidamente ao ouvir o nome de Poseidon, apressando-se para partir o quanto antes.

Durante a viagem, Kardia constantemente apressava Dégel, que deixou claro que foi escolhido para a missão por ter crescido em Bluegrad. O Cavaleiro de Aquário surpreendeu-se ao chegar na cidade e encontrar apenas ruínas, e em seguida os dois Cavaleiros foram atacados por Guerreiros Azuis; Kardia rapidamente abateu todos com sua Scarlet Needle. Nesse momento, Unity chegou ao local, desculpando-se pelos Guerreiros Azuis e explicando que estavam em estado de alerta. Dégel e Unity se reconheceram e se cumprimentaram como bons amigos, o filho de Garcia explicando que as construções do centro da cidade ainda estavam inteiras e eram mais seguras para conversar.

Histórico incompleto

Batalha do Lost Canvas

Cavaleiros de Ouro LC220

Os Cavaleiros de Ouro do Século XVIII se reúnem uma última vez

Uma vez que Shion reuniu as doze Armaduras de Ouro para usar sua luz solar contra Hades e sua tática se revelou insuficiente, o espírito de Dégel manifestou-se através da Armadura de Aquário. Unindo forças com Shion, Dohko e os espíritos de Hasgard, Deuteros, Aspros, Manigoldo, Regulus, Asmita, Kardia, Sísifo, El Cid e Albafica, Dégel ajudou a disparar um ataque em conjunto, dedicando-o pessoalmente aos sonhos. O impacto do ataque enfraqueceu Hades e arrancou sua alma do corpo de Alone, deixando-o exposto para ser sobrepujado e selado por Atena, Tenma de Pégaso e o próprio Alone.[5]

Com a destruição do Lost Canvas, a alma de Dégel foi libertada do domínio de Hades e voltou à Terra, livre para reencarnar.[6]

Habilidades

  • Domínio do Sétimo Sentido: Informação pendente.
  • Alcance do Oitavo Sentido: Também conhecido como Arayashiki, o Oitavo Sentido permite que um ser vivo mantenha sua vida, consciência e pleno controle de suas faculdades mentais — e que um espírito mantenha os dois últimos — dentro do Mundo dos Mortos, o domínio de Hades. Foi capaz de utilizar o Oitavo Sentido após a morte para se reunir com Shion, Dohko e os demais espíritos dos Cavaleiros de Ouro falecidos e lançar um poderoso ataque baseado em luz solar contra Hades de forma a expurgá-lo do corpo de Alone.

Golpes secretos

Aurora Execution
Aurora Execution

Técnica suprema de Dégel. Posiciona os braços representando o Aquário e dispara sobre o oponente uma rajada de energia gélida que simula a aurora, atingindo tudo em sua trajetória com frio próximo ou igual ao zero absoluto.

  • Estreia: Capítulo 103 (The Lost Canvas)
  • Grafia original: オーロラ エクスキューション
  • Lit. Execução Aurora
Koltso
Koltso

Técnica restritiva. Vento frio e cristais de gelo formam anéis que prendem o oponente e impedem que ele se desloque; o número de anéis aumenta com o passar do tempo, impedindo qualquer movimento do alvo.

  • Estreia: Capítulo 103 (The Lost Canvas)
  • Grafia original: カリツォー
  • Lit. Anel
Diamond Dust
Diamond Dust

Dispara vento gélido e cristais de gelo num ponto concentrado, de modo a reduzir e então anular completamente o movimento dos átomos do alvo. A técnica é descrita como bela como diamantes, mas letal como uma nevasca.

  • Estreia: Capítulo 109 (The Lost Canvas)
  • Grafia original: ダイヤモンド ダスト
  • Lit. Pó de Diamante
Freezing Coffin
Freezing Coffin

Encerra o corpo do alvo dentro de um caixão feito de gelo, excepcionalmente resistente. Dégel utiliza a técnica atingindo o zero absoluto, criando um poder congelante tão intenso que foi capaz de encerrar uma cidade inteira no gelo.

  • Estreia: Capítulo 112 (The Lost Canvas)
  • Grafia original: フリージング コフィン
  • Lit. Esquife Congelante, versão BR: Esquife de Gelo

Variações

Gran Koltso
Gran Koltso

Variação mais intensa do Koltso. A temperatura se aproxima do zero absoluto enquanto exerce intensa pressão sobre o alvo. Qualquer movimento pode fazer com que o corpo seja esmagado e destruído pela pressão.

Diamond Dust Ray
Diamond Dust Ray
  • Estreia: Capítulo 24 (The Lost Canvas Gaiden)
  • Grafia original: ダイヤモンド・ダスト・レイ
  • Lit. Raio de Pó de Diamante, versão BR: Pó de Diamante Zero
Freezing Shield
Freezing Shield
  • Estreia: Capítulo 67 (The Lost Canvas Gaiden)
  • Grafia original: フリージング・シールド
  • Lit. Escudo Congelante, versão BR: Escudo de Gelo

Combates

Informação pendente.

Traje protetor

Artigo principal: Constelação de Aquário

Dégel é o portador da Armadura de Ouro que representa a Constelação de Aquário.

Informação pendente.

Citações

  • "Perdoe-me, Unity... por não entender... a angústia que lhe consumia... Mas como seu amigo, eu não posso negligenciar as suas ações! Você assassinou o seu pai, sacrificou a sua irmã... e agora planeja tomar controle do mundo. Isso não tem nada a ver com a nossa promessa sobre o futuro de Bluegrad. Eu me tornaria um Cavaleiro, e você, o governante de Bluegrad! Juntos íamos criar a ponte entre estas terras e o resto do mundo. Assim como a Cruz do Norte conecta dois países no céu. Cada vez que olho para essa constelação, eu relembro nossa promessa." [7]
  • "Senhorita Seraphina!... Você tem sofrido muito... Mesmo após a morte, você continuou cuidando do seu irmão, mesmo quando ele estava no caminho errado. Senhorita Seraphina... Daqui em diante, permanecerei ao seu lado para ajudá-la com essa tarefa. Para proteger Bluegrad e seu fururo." [8]

Mitologia, alusões e curiosidades

Informação pendente.

Kardia Dégel 2

Kardia e Dégel na versão do anime

  • Ao invés de argumentar com Dohko – separado do grupo nesta versão – e questionar Sísifo diretamente a respeito da autoria do plano, Dégel apenas mostra-se pensativo ao ouvir as ordens e se afasta da tropa para estudar seu livro, sendo interrompido por Kardia; quando este manifesta sua intenção de violar as ordens e invadir a Catedral sem autorização em busca de sua "presa", Dégel deduz corretamente que outra pessoa já estava realizando a invasão no momento.[9]
  • Dégel já se encontra junto às tropas no momento em que o cosmo de Hypnos desaparece, concluindo que Hakurei alcançara seu objetivo, mas observa que a barreira de Hades se fortalecera e relembra a Kardia que as ordens para aguardar autorização antes de agir não foram afastadas.[10]

Dados oficiais

Galeria

Nenhuma imagem disponível.

Bibliografia

Artigos relacionados

Referências

  1. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 89: "Marchando Adiante".
  2. Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 24: "A Hora da Batalha Decisiva".
  3. 3.0 3.1 Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 90: "Destino Novamente".
  4. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 96: "Diante do Fim".
  5. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 220: "Luz Dourada".
  6. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 218: "De Volta Àqueles Dias!".
  7. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 110: "Como Melhores Amigos".
  8. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 112: "Absolvição".
  9. Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 25: "Os Muitos, Muitos Anos".
  10. Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 26: "Seja Quem Você É".
Advertisement