FANDOM


Dohko
Libra
Dohko LC B2
天秤座ライブラドウ
Raibura no Dōko
(Libra no Dohko)
Dados gerais
Classe Cavaleiro de Atena
Categoria Cavaleiro de Ouro
Constelação Libra
Dados pessoais
Idade 18 anos (Século XVIII)
261 anos (Século XX)
Sexo Masculino
Altura/Peso 1,70 m / 71 kg
1,40 m (Mestre Ancião)
Aniversário 20 de outubro
Sangue Tipo A
Terra-natal China
Dados de treinamento
Local Senkyo (incompleto)
Cinco Picos Antigos, China
Mestre Hakuryu; Mestre Dragão
Pupilo(s) Tenma de Pégaso (Século XVIII)
Shiryu de Dragão (Século XX)
Dados de mangá e anime
Introdução CL: Capítulo 6, Episódio 4
LC: Capítulo 1, OVA 1
Seiyuu Kenyu Horiuchi; Kenta Miyake
Kōji Yada (Mestre Ancião)
Dublador(a) Wellington Lima; Sérgio Moreno
Araken Saldanha (Mestre Ancião)

Dohko (ドウ) é o Cavaleiro de Ouro da Constelação de Libra (天秤座ライブラ) durante os eventos da Guerra Santa do Século XVIII, servindo como guardião da Casa de Libra no Santuário, e continua com o título durante os eventos do Século XX, como vigia da Terra Enclausurada; em sua forma envelhecida, também é conhecido como Mestre Ancião (ろう Rōshi). Um dos únicos sobreviventes da guerra, conquistou o respeito de todos. Suspeitou que um impostor usurpara o trono do Grande Mestre e rompeu com o Santuário até o retorno de Atena.

Características

Aparência

Informação pendente.

Personalidade

Informação pendente.

Histórico

Passado

Informação pendente.

Guerra Santa do Século XVIII

Período Pré-Guerra

Dohko 1 LCA2

Dohko em viagem pela Itália

Dois anos antes do início oficial da Guerra, Dohko viajava pela Europa numa tentativa de localizar Hades. Enquanto caminhava por uma região de floresta na Itália, foi atacado em uma emboscada por um grupo de Espectros liderados por Giganto de Ciclope. Escapando ileso, Dohko declarou que gostaria de fazer algumas perguntas, ao que os Espectros atacaram novamente. Para surpresa dos oponentes, Dohko revelou seu status como Cavaleiro de Ouro ao vestir sua Armadura e, em seguida, todos foram fulminados por um único golpe.[1][2]

Dohko interroga Giganto

Dohko interroga Giganto

Aproximando-se de Giganto, Dohko afirmou que a presença dos Espectros indicava o retorno de Hades e perguntou abertamente sobre a localização deste. Antes de morrer, Giganto riu, informando que os Espectros já estavam espalhados pelo mundo e nenhum deles revelaria a localização de Hades, que se revelaria pessoalmente apenas quando julgasse oportuno. Dohko parou para pensar que o cosmo de Hades, que ele sentira há alguns dias, desaparecera, supondo que o deus maligno se encontrava encarnado em um humano.[1][2]

À noite, sentindo um cosmo que não lembrava o de um Espectro, Dohko correu até perto de um rio cujo curso havia sido bloqueado por uma rocha gigantesca; com o rio inundado pela chuva, a imensa quantidade de água destruiria o subúrbio de Florença se o curso não fosse normalizado. Surpreendeu-se ao ver um garoto – chamado Tenma, como viria depois a saber – tentando destruir a rocha usando apenas os punhos e tentou chamar sua atenção para avisar que ele acabaria morrendo no processo. Para completo espanto de Dohko, Tenma insistiu em suas tentativas e, reunindo uma grande quantidade de cosmo, conseguiu destruir completamente a rocha com um soco. Tendo gasto todas as energias, no entanto, não encontrou forças para sair do rio e escapar do imenso fluxo de água voltando ao curso; Dohko salvou-o a tempo e ouviu Tenma perguntar se seus amigos estavam bem. Impressionado com a determinação do menino ao arriscar sua vida para proteger as de seus amigos, Dohko o convidou para ir ao Santuário e se tornar um Cavaleiro.[1][2]

Dohko Tenma LCA2

Dohko e Tenma no Santuário

Embora tivesse que administrar o tempo e ausentar-se para cumprir suas funções e missões como Cavaleiro de Ouro, Dohko dedicou a maioria de seu tempo no Santuário para treinar Tenma pessoalmente, tanto em teoria básica, como o princípio de destruição dos átomos, quanto em combate.[3][4] A relação entre os dois sempre foi bastante amigável; Dohko mencionou ver o discípulo como se fosse um irmão menor. Em apenas dois anos, Tenma completou o treinamento com louvor e se tornou o Cavaleiro de Bronze de Pégaso.[5][4]

Retorno a Senkyo

Informação pendente.

Eventos do Século XX

Guerra Galáctica

Após a partida de Shiryu para competir no torneio Guerra Galáctica, no Japão, Dohko decide aplicar um último teste a seu aluno: conhecendo a importância da concentração e da imperturbabilidade numa situação verdadeira no campo de batalha, o Velho Mestre pede a Shunrei para que conte ao Cavaleiro de Bronze que ele está morrendo. Ao saber da suposta notícia, Shiryu fica apressado para terminar seu combate no torneio contra Seiya, o que acaba culminando em sua derrota. Como as Armaduras de Pégaso e Dragão ficaram severamente danificadas durante a luta, Shiryu se oferece para levá-las ao ferreiro de Armaduras, informando-se a respeito dele com o Velho Mestre, a quem pretendia visitar o quanto antes.

Com a visita de Shiryu, Dohko revela a verdade sobre sua condição e se diverte com seu discípulo ainda ser um "jovem passarinho" em campo de batalha. Ao ouvir as intenções de Shiryu a respeito das Armaduras, no entanto, Dohko tenta dissuadi-lo, avisando sobre os perigos que ele teria de enfrentar em sua viagem solitária por Jamir; frente à determinação do Cavaleiro de Bronze, entretanto, Dohko cede e explica a ele como proceder para atravessar todo o caminho até chegar à torre onde vive Mu, o ferreiro de Armaduras.

Numa certa noite, Dohko é visitado por Mu — na realidade Cavaleiro de Ouro de Áries, discípulo de seu velho amigo Shion, e que compartilha de suas suspeitas acerca do Grande Mestre. Ambos haviam ouvido acerca da jovem japonesa Saori Kido, e Dohko confidenciara a Mu que acreditava ser verdade a afirmação da moça de que se tratava da encarnação humana de Atena do novo século, e que achava possível que ela tivesse engendrado a Guerra Galáctica, fazendo Cavaleiros de Bronze lutarem por motivos pessoais, propositalmente, a fim de forçar o Grande Mestre a voltar as atenções do Santuário para o mesmo, arriscando revelar sua verdadeira natureza e a verdade sobre Atena, que ele dizia ainda estar no Santuário. Mu relata a Dohko que suas suspeitas se tornaram bastante prováveis, e ambos concordam que talvez seja apenas uma questão de tempo até que a força maligna controlando o Santuário tenha que se revelar. Dohko demonstra ter confiança de que, se Saori for mesmo Atena, ela prevalecerá como há 243 anos.

Ainda impressionado e o cumprimentando, Mu pergunta a Dohko como ele desconfiou da verdade. Com um sorriso ao se recordar de seu primeiro aprendiz, Dohko explica que sabia da verdade porque ouviu de Shiryu que Saori Kido já tem a seu lado o Cavaleiro de Pégaso da nova era.

Batalha do Mediterrâneo

Informação pendente.

Guerra Santa

Pouco tempo após o fim do combate contra Poseidon, Dohko percebeu que o selo sobre a Terra Enclausurada finalmente se rompia; após um pesadelo, ele se deu conta de que Hades tentaria invadir o Santuário para decapitar Saori Kido e partiu para o local, despedindo-se de Shunrei e avisando que talvez não pudesse voltar.

Dohko chegou ao Santuário antes que Shion de Áries, trazido de volta dos mortos por Hades, desferisse um golpe fatal em seu pupilo Mu; Dohko também acendeu o Relógio de Fogo para provocar os Cavaleiros de Ouro trazidos de volta à vida, lembrando a eles que sua ressurreição era temporária.

Habilidades

Golpes secretos

HyakuryuHaLCA
Rozan Hyakuryu Ha

Através de suas mãos espalmadas, Dohko canaliza uma vasta quantidade de cosmo e dispara uma imensa rajada de energia que toma a forma de cem dragões orientais, que avançam contra o inimigo e o atingem violentamente.

Dohko Rozan Ryu Hishou LCA
Rozan Ryu Hishou

Ataque físico e direto. Dohko usa o corpo inteiro para avançar contra o alvo com tamanho impulso que lembra um voo; envolvendo-se apenas com seu próprio cosmo, ele desfere um golpe simples e à queima-roupa contra o alvo.

Dohko Rozan Shoryu Ha SG
Rozan Shoryu Ha

Faz com que seu sangue corra em sentido contrário, concentrando enorme energia e liberando-a na forma de um poderoso gancho, acompanhado por seu cosmo tomando a forma de um dragão, que leva o oponente pelos ares.

None
Yuko Sennin Enbu

Dança marcial na qual Dohko realiza uma sequência de ataques físicos sem necessitar da utilização de seu cosmo. Presume-se que tenha desenvolvido essa técnica durante seu treinamento como Taonia.

Combates

Informação pendente.

Traje protetor

LibraClothLCA

Armadura de Libra

Ver o artigo principal: Constelação de Libra

Dohko é o portador da Armadura de Ouro que representa a Constelação de Libra.

Citações

Informação pendente.

Mitologia, alusões e curiosidades

Informação pendente.

Galeria

Nenhuma imagem disponível.

Perfil oficial

Informação pendente.

Bibliografia

Artigos relacionados

Informação pendente.

Referências