FANDOM

Dohko
Libra
DohkoTLCA
Dados gerais
Categoria Cavaleiro de Ouro
Constelação Libra
Dados básicos
Idade 18 anos (The Lost Canvas)
261 anos (série clássica)
Altura/Peso 1,40 m (aos 261 anos)
Aniversário 20 de outubro
Sangue Tipo A
Terra-natal China
Dados de treinamento
Local Cinco Picos Antigos, China
Pupilo(s) Tenma de Pégaso (Século XVIII)
Shiryu de Dragão (Século XX)
Dados de anime e mangá
Seiyuu* Kenta Miyake

Dohko é o Cavaleiro de Ouro da Constelação de Libra durante os eventos da Guerra Santa do Século XVIII, e continua no cargo durante as Batalhas do Século XX. Um dos únicos sobreviventes da Guerra Santa anterior, gradualmente conquistou o respeito de todos os Cavaleiros.

Característicos

Aparência

Personalidade

Histórico

Século XVIII

Período Pré-Guerra

Aos dezesseis anos, Dohko viajava pela Europa numa tentativa de localizar Hades, o Rei do Submundo. Enquanto caminhava por uma região de floresta na Itália, encontrou-se com um grupo de Espectros liderados por Giganto de Ciclope; reconhecendo o cosmo de Dohko, os Espectros o identificaram como um Cavaleiro de Atena e fizeram um desafio que Dohko prontamente aceitou. Para surpresa dos oponentes, Dohko revelou seu status como Cavaleiro de Ouro ao vestir sua armadura, e em seguida todos foram fulminados por um único golpe do Cavaleiro de Libra.

Aproximando-se de Giganto, já caído e quase morto, Dohko afirmou que a presença dos Espectros indicava o retorno de Hades, e perguntou abertamente sobre a localização do Rei do Submundo. Antes de morrer, Giganto meramente riu, informando que os Espectros já estavam espalhados pelo mundo e nenhum deles revelaria a localização de Hades, que se revelaria pessoalmente apenas quando julgasse oportuno. Dohko parou para pensar que o cosmo de Hades, que ele sentira há alguns dias, desaparecera.

À noite, sentindo um cosmo que não lembrava o de um Espectro, Dohko correu até perto de um rio cujo curso havia sido bloqueado por uma rocha gigantesca; com o rio inundado pela chuva, a imensa quantidade de água destruiria um vilarejo próximo se o curso não fosse normalizado. Surpreendeu-se ao ver um garoto tentando destruir a rocha usando apenas os punhos e tentou chamar sua atenção para avisar que ele acabaria morrendo no processo. Para completo espanto de Dohko, o garoto insistiu em suas tentativas e, reunindo uma grande quantidade de cosmo, conseguiu destruir completamente a rocha com um soco. Tendo gasto todas as energias, no entanto, o menino não encontrou forças para sair do rio e escapar do imenso fluxo de água voltando ao curso; Dohko salvou-o a tempo e ouviu o garoto perguntar se seus amigos estavam bem. Impressionado com a determinação do menino ao arriscar sua vida para proteger as de seus amigos, Dohko o convidou para ir ao Santuário e se tornar um Cavaleiro.

Dohko treinou o garoto, Tenma, pessoalmente, tanto em teoria básica (como o princípio de destruição dos átomos) quanto em combate. A relação entre os dois sempre foi bastante amigável (Dohko mencionou ver o discípulo como se fosse um irmão mais jovem). Em apenas dois anos, Tenma completou o treinamento com louvor e se tornou Cavaleiro de Bronze de Pégaso.

Taonias

Século XX

Guerra Galáctica

Após a partida de Shiryu para competir no torneio Guerra Galáctica, no Japão, Dohko decide aplicar um último teste a seu aluno: conhecendo a importância da concentração e da imperturbabilidade numa situação verdadeira no campo de batalha, o Velho Mestre pede a Shunrei para que conte ao Cavaleiro de Bronze que ele está morrendo. Ao saber da suposta notícia, Shiryu fica apressado para terminar seu combate no torneio contra Seiya, o que acaba culminando em sua derrota. Como as Armaduras de Pégaso e Dragão ficaram severamente danificadas durante a luta, Shiryu se oferece para levá-las ao ferreiro de Armaduras, informando-se a respeito dele com o Velho Mestre, a quem pretendia visitar o quanto antes.

Com a visita de Shiryu, Dohko revela a verdade sobre sua condição e se diverte com seu discípulo ainda ser um "jovem passarinho" em campo de batalha. Ao ouvir as intenções de Shiryu a respeito das Armaduras, no entanto, Dohko tenta dissuadi-lo, avisando sobre os perigos que ele teria de enfrentar em sua viagem solitária por Jamir; frente à determinação do Cavaleiro de Bronze, entretanto, Dohko cede e explica a ele como proceder para atravessar todo o caminho até chegar à torre onde vive Mu, o ferreiro de Armaduras.

Numa certa noite, Dohko é visitado por Mu — na realidade Cavaleiro de Ouro de Áries, discípulo de seu velho amigo Shion, e que compartilha de suas suspeitas acerca do Grande Mestre. Ambos haviam ouvido acerca da jovem japonesa Saori Kido, e Dohko confidenciara a Mu que acreditava ser verdade a afirmação da moça de que se tratava da encarnação humana de Atena do novo século, e que achava possível que ela tivesse engendrado a Guerra Galáctica, fazendo Cavaleiros de Bronze lutarem por motivos pessoais, propositalmente, a fim de forçar o Grande Mestre a voltar as atenções do Santuário para o mesmo, arriscando revelar sua verdadeira natureza e a verdade sobre Atena, que ele dizia ainda estar no Santuário. Mu relata a Dohko que suas suspeitas se tornaram bastante prováveis, e ambos concordam que talvez seja apenas uma questão de tempo até que a força maligna controlando o Santuário tenha que se revelar. Dohko demonstra ter confiança de que, se Saori for mesmo Atena, ela prevalescerá como há 243 anos.

Ainda impressionado e o cumprimentando, Mu pergunta a Dohko como ele desconfiou da verdade. Com um sorriso ao se recordar de seu aluno original, Dohko explica que sabia da verdade porque ouviu de Shiryu que Saori Kido já tem a seu lado o Cavaleiro de Pégaso da nova era.

Hades

Pouco tempo após o fim do combate contra Poseidon, Dohko percebeu que o selo sobre a Terra Enclausurada finalmente se rompia; após um pesadelo, ele se deu conta de que Hades tentaria invadir o Santuário para decapitar Saori Kido e partiu para o local, despedindo-se de Shunrei e avisando que talvez não pudesse voltar.

Dohko chegou ao Santuário antes que Shion de Áries, trazido de volta dos mortos por Hades, desferisse um golpe fatal em seu pupilo Mu; Dohko também acendeu o Relógio de Fogo para provocar os Cavaleiros de Ouro trazidos de volta à vida, lembrando a eles que sua ressurreição era temporária.

Habilidades

Golpes secretos

HyakuryuHaLCA Rozan Hyakuryu Ha
廬山百龍覇 Rozan Hyakuryū-ha
Idioma Japonês
Significado Cólera dos Cem Dragões
Estreia ???
Através de suas mãos espalmadas, Dohko canaliza uma vasta quantidade de cosmo e dispara uma imensa rajada de energia que toma a forma de uma centena de dragões orientais; todos eles avançam contra o inimigo e o atingem violentamente.
Rozan Ryu Hisho
廬山龍飛翔 Rozan Ryū Hishō
Idioma Japonês
Significado Dragão Voador
Estreia ???
Uma técnica de ataque físico e direto. Dohko usa o corpo inteiro para avançar contra o adversário com tamanho impulso que a trajetória lembra um voo; envolvendo-se apenas com seu próprio cosmo, ele desfere um golpe simples e à queima-roupa contra o alvo.

Combates

Armadura

Citações

Galeria

Bibliografia

Artigos relacionados

Links externos

Referências