FANDOM

Grande Mestre
PopeItems
Dados gerais
Divindade Atena
Vestimenta Armadura *
Base(s) Santuário

O Grande Mestre, conhecido no original japonês como Papa (教皇 (きょうこう) Kyōkō) é o representante da deusa Atena, e portanto o cargo máximo do Santuário, responsável por governá-lo e também por comandar todos os Cavaleiros.

Cargo e funções

A tarefa principal do Grande Mestre é comandar os Cavaleiros de Atena e governar o Santuário, especialmente nos períodos em que a deusa não se encontra reencarnada na Terra ou é jovem demais para exercer verdadeiramente suas próprias funções. O Mestre serve como uma fonte de inspiração para o exército, e por vezes também serve como um estrategista para as missões, até mesmo acompanhando os soldados no campo de batalha. Parece ser tradição que seja o Grande Mestre a sagrar pessoalmente os aprendizes treinados no Santuário em Cavaleiros, ao invés de seus respectivos mentores.

Educar e proteger a jovem Atena até que ela tenha idade para tomar suas próprias decisões e guiar os Cavaleiros também fica a cargo do Mestre; pelo que se observa durante a farsa de Saga de Gêmeos, é comum até mesmo que apenas o Grande Mestre e seus subordinados diretos tenham contato com a deusa durante esse período, servindo como porta-vozes dela para o restante do Santuário.

O Grande Mestre é uma figura extremamente carismática, dentro e fora do Santuário. Todos costumam confiar fielmente em sua palavra e em suas ordens (fato que já foi utilizado como vantagem por inimigos como Alone, que forjou uma ordem do Grande Mestre para atrair os Cavaleiros para uma armadilha); civis que vivem nas redondezas do Santuário vêem o Mestre como uma figura quase divina, e pedem sua bênção durante suas visitas.

Assim que julga necessário, o Grande Mestre escolhe pessoalmente seu sucessor dentre os Cavaleiros de Ouro. O Grande Mestre atual determina aquele que melhor combina humanidade, sabedoria e coragem, características fundamentais requeridas para se ocupar o cargo máximo do Santuário. Em casos excepcionais, como em virtude da morte de um Mestre que não apontou um sucessor, o Grande Mestre pode ser nomeado pela própria Atena; numa situação extrema, onde Grande Mestre e Atena não estão vivos para apontar o próximo ocupante do cargo, a decisão parece ficar a cargo dos próprios Cavaleiros vivos.

Itens e posses

SageWht

Sage em seu manto branco

O traje cerimonial do Grande Mestre é normalmente utilizado o tempo inteiro pelo mesmo; existe, no entanto, pelo menos um Mestre que não chegou a vesti-lo, por um motivo especial. Embora ornamentado de forma diferente de acordo com quem o usa, consiste de um elmo dourado que oculta o rosto, adornado com um pequeno dragão no topo, e um longo manto. Dois tipos de mantos diferentes foram vistos: um branco, usado nas áreas comuns do Santuário e em seu exterior, e o manto formal negro. Muitas vezes, o traje também inclui itens como estola, colares e talismãs.

Apenas no anime clássico, parecia haver uma mudança no manto com a mudança de Grande Mestre; ao se passar pelo Mestre Arles, Saga de Gêmeos vestia um traje completamente diferente de seu antecessor, incluindo ombreira e capacetes num tom vermelho-sangue, longos espinhos nos ombros, uma máscara metálica escura e um grande manto branco ocultando uma túnica escura com detalhes dourados. A versão de Saga do universo de Episode.G usa um traje idêntico a esse quando se passando por Shion por treze anos, tendo substituído as vestes de Shion pelas novas uma vez que estas foram criadas para bloquear a interferência de Pontos e Cronos.

O Palácio do Grande Mestre localiza-se no topo do Santuário, próximo da Estátua de Atena, protegido pelas Doze Casas do Zodíaco de Ouro (e, ao menos em duas gerações, pelo jardim de rosas venenosas). A construção serve como morada para o Mestre e Atena; o salão do trono é o principal local de trabalho do Grande Mestre, e também é utilizado como câmara de audiências em numerosas ocasiões.

Em adição ao Templo, o Grande Mestre também é, via de regra, o único com acesso a Star Hill, a colina em cujo topo se encontra uma edificação que abriga vários dos segredos mais antigos e protegidos do Santuário. O local também foi projetado para ser ideal para a leitura de estrelas, atividade na qual o Mestre aparentemente pode nomear assistentes dentre os Cavaleiros e permitir sua entrada em Star Hill.

Grandes Mestres conhecidos

Cronologia principal

  • Hakurei de Altar
    Cargo assumido não-oficialmente, exercido durante parte da Guerra Santa do Século XVIII. Após a morte de seu irmão gêmeo Sage, Hakurei se faz passar por ele de forma a manter a informação em segredo, com a intenção de não abalar as tropas do Santuário com a notícia da morte de seu líder, especialmente considerando-se a iminência de missões importantes como a invasão à Catedral da Floresta que exigiriam o máximo de sua determinação. Hakurei exerceu o cargo até sua morte na Catedral, deixando o trono vago. A liderança dos Cavaleiros é então exercida de maneira informal pelo mais velho, Sísifo de Sagitário.
  • Shion de Áries
    Cargo exercido por 230 anos. Nomeado pela encarnação de Atena de sua época. Shion inicialmente teve dificuldade com o cargo, não se sentindo adequado, mas teve sucesso em revitalizar um Santuário que fora deixado praticamente vazio após a violenta Guerra Santa. Conhecido por sua natureza justa e pacífica, viveu para ver o nascimento de uma nova encarnação da deusa, mas foi assassinado por Saga de Gêmeos ao favorecer Aiolos de Sagitário sobre ele como seu sucessor, e teve o cargo usurpado.
  • Saga de Gêmeos
    Cargo usurpado, exercido por treze anos em que se fez passar por Shion. Acreditando ser mais apto do que uma jovem deusa para defender a Terra de invasores, seu eu maligno tentou assassiná-la e ordenou a execução de Aiolos de Sagitário como traidor quando ele descobriu seu segredo e fugiu com a deusa para mantê-la em segurança. Quando em controle, o eu bondoso tentou reinar com justiça, embora tomado pela culpa de suas ações. Saga foi desmascarado e destronado por Atena e um grupo de Cavaleiros de Bronze na noite da Batalha das Doze Casas.
  • Dohko de Libra
    Após a comprovação da farsa de Saga de Gêmeos e sua deposição do cargo, a liderança do Santuário foi concedida ao segundo sobrevivente da Guerra Santa anterior, companheiro de batalha de Shion. Embora sendo oficialmente nomeado Grande Mestre, Dohko não abandonou a missão dada pela Atena de sua época de vigiar a Terra Enclausurada, governando o Santuário e os Cavaleiros de Atena sem sair de seu posto na China. A prioridade de Dohko como Mestre foi manter o Santuário seguro, estável e forte para resistir ao iminente despertar e ataque de Hades. Dohko exerceu o cargo até sua morte em Giudecca.

Realidades alternativas

  • Saga de Gêmeos
    No universo de Episode.G, Saga (lado maligno) tem uma aliança com Cronos e Pontos, que tiveram participação em sua ascensão ao trono do Santuário e o convenceram a assassinar a jovem deusa Atena, dando a ele a adaga dourada que ele tentaria usar como arma. Embora finja ser completamente fiel aos planos das divindades, Saga na realidade parece ter seus próprios projetos correndo paralelamente, e está disposto a trair seus parceiros se parecer que os planos de ambos os lados estão começando a atritar. O lado bondoso da personalidade de Saga tem aversão à aliança formada pelo outro eu.
  • Arles
    Apenas no anime. A informação dada à maioria do Santuário é que, após o Mestre Shion morrer por causas naturais, o cargo foi assumido por seu fiel auxiliar Arles. Na realidade, Arles fora morto por Saga de Gêmeos, que se passou por ele como Grande Mestre. Ao contrário do original no mangá, onde a farsa dura treze anos, no anime Saga reina ilegalmente como Grande Mestre apenas por algumas semanas.
  • Marte e Ionia de Capricórnio
    Um caso que destoa dos outros. Durante os eventos do Século XXI como apresentado em Omega, o deus da guerra Marte conseguiu, através de uma trama conspiratória bem elaborada, chegar ao cargo máximo do exército de Atena, mesmo sendo um inimigo declarado da deusa. Para conseguir esse feito, Marte contou com o auxílio de Ionia de Capricórnio, que jurou seguir Marte em seus planos para receber em troca, o posto de Grande Mestre. Utilizando seu status como diretor da renomada instituição Palaestra e a instância de uma Atena impostora, Ionia convenceu vários Cavaleiros de que "Atena" havia proclamado Marte como o novo líder do Santuário, agora Torre de Babel. É importante notar que, enquanto Ionia foi instituído no cargo de Grande Mestre, Marte formatou um novo e mais alto cargo para si mesmo, a posição de Grande Papa (大教皇 Daikyōkō). O termo está ausente na adaptação brasileira, e Marte é referido simplesmente como Grande Mestre.