FANDOM


Ionia
Capricórnio
SSOGoldIonia
Dados gerais
Classe Cavaleiro de Atena
Categoria Cavaleiro de Ouro *
Diretor da Palaestra *
Grande Mestre
Constelação Capricórnio
Dados básicos
Idade Estima-se que mais de 500 anos[1]
Gênero Masculino
Terra-natal Grécia *
Dados de treinamento
Local Desconhecido
Dados de anime e mangá
Estreia Episódio 3 *
Seiyuu* Ryūzaburō Ōtomo

Ionia foi o Cavaleiro de Ouro da Constelação de Capricórnio durante eras imemoriais, tendo acompanhado diversas encarnações da deusa Atena ao longo dos séculos. Afastado de seu cargo por um longo tempo, retornaria a ativa quando Saori Kido o convidou para ser diretor da Palaestra durante o Século XXI. Sua paixão por Atena o faria se aliar a Marte e apoiá-lo em seus planos na promessa de poder livrar a deusa de seu ciclo interminável de reencarnações, para que ela pudesse finalmente viver num mundo sem conflitos.

Características

Aparência

Informação pendente.

Personalidade

Ionia é reconhecido como o carismático diretor da Palaestra; um homem de fortes princípios morais que fica satisfeito ao ver que uma nova geração de Cavaleiros está surgindo para proteger Atena e a paz na Terra. Porém, isso é o que ele aparenta ser, e o diretor esconde uma verdade muito mais sinistra.

A verdade é que Ionia traiu Atena e seus Cavaleiros e se tornou um fiel seguidor de Marte. Antes um dos mais fieis defensores de Atena, Ionia aceitou a oferta de ajudar Marte em seus planos, para receber em troca, o posto de Grande Mestre. Portanto, Ionia tem conhecimento dos planos de Marte e o ajudou a instituir uma falsa Atena para enganar os Cavaleiros. O Cavaleiro de Ouro é um dos poucos que sabe que a verdadeira identidade de Atena é Saori Kido, a quem ele é grato por tê-lo concedido o posto de diretor da Palaestra.

Quando Kouga de Pégaso descobre sua farsa e o chama de traidor, Ionia orgulhosamente admite ser um "sublime traidor", e diz que não é um simples subordinado de Marte, mas um fiel seguidor dos ideais do deus da guerra, e que está ansioso pelo novo mundo que será criado, onde todos os Cavaleiros, incluindo os de Ouro, se curvarão perante Marte.

Histórico

Passado

A história de Ionia data de um tempo longínquo, situado nas eras mitológicas. Não se sabe exatamente quando, nem por quanto tempo, Ionia trajou a Armadura de Ouro de Capricórnio. Seu primeiro contato com Atena ocorreu quando Ionia visitou o berçário onde a deusa repousava, logo após reencarnar como uma humana. Comovido com a pureza do cosmo emanado pela jovem deusa, Ionia jurou que dedicaria toda sua vida a protegê-la, custe o que custasse.

Almejando capacitar as gerações futuras para que pudessem proteger Atena com competência, Ionia fundou uma academia aparte do Santuário, onde treinava vários jovens guerreiros e os ensinava a viver e lutar em nome de Atena sem nenhuma hesitação. Ao longo dos anos, Ionia esteve lutando ao lado de diversas reencarnações de Atena. No entanto, as inúmeras batalhas e provas que cada reencarnação da deusa teve que enfrentar com muito sofrimento, trouxeram desgosto a Ionia para com seus discípulos. Decepcionado com a inabilidade de um exército de Cavaleiros para impedir o sofrimento de Atena, Ionia começou a intensificar o treinamento de seus discípulos, forçando-os a aguentar provas de resistência cada vez mais árduas, e por vezes, inumanas.

Revoltados com a atitude de Ionia, seus discípulos organizaram uma rebelião e destruíram a academia onde treinavam. Furioso ao ver seus aprendizes levantando o punho contra sua amada deusa, Ionia massacrou todos numa raiva cega. Ao perceber seu feito, Ionia decidiu se encarcerar numa prisão isolada, onde passou vários anos escrevendo livros sobre suas experiências e projetos, enquanto aguardava sua inevitável morte.

Informação pendente.

Habilidades

  • Utilização do Cosmo: Sendo um Cavaleiro de Atena, Ionia utiliza o cosmo como sua fonte de energia. O cosmo de Ionia é primariamente do elemento Vento,[2][3] cujo brasão está emblematizado na parte traseira de sua Armadura. Após sua aliança com Marte, Ionia foi concedido pelo deus com a capacidade de dominar o elemento Trevas. A única manifestação desse elemento feita por Ionia foi a habilidade de "ativar" o colar negro no pescoço de Aria, método que ele utiliza para mantê-la sob controle.
  • Domínio do Sétimo Sentido: Informação pendente.
  • Velocidade da Luz: Informação pendente.

Outras habilidades

Quando rejuvenescido, Ionia demonstra uma força bruta inigualável. Os socos desferidos por Ionia contra Kouga de Pégaso causaram graves danos no corpo do jovem, ao ponto de que ele foi privado de seus cinco sentidos e quase morreu em decorrência dos ataques. Amor de Peixes descreveu Ionia como o mais poderoso dentre os Cavaleiros de Ouro do Século XXI, provavelmente por esse motivo.

Golpes secretos

SSODominationLanguage Domination Language
ドミネーション・ランゲージ Dominēshon Rangēji (JP)
Idioma Inglês
Significado Linguagem da Dominação
Estreia Saint Seiya Omega - Episódio 8
Ionia invoca um livro e começa a folhear suas páginas, dando ordens ao seu oponente. A vítima permanece consciente, mas se vê obrigada a obedecer todos os comandos de Ionia. As ordens podem ser para que o oponente ataque a si mesmo, caia no chão, fique imobilizado, ou mesmo que comece a se contorcer. Um uso especial da técnica consiste em Ionia absorver todo o conhecimento acumulado no livro para rejuvenescer seu corpo.
(JP) - indica a primeira fonte a confirmar com exatidão o nome japonês da técnica

Combates

O Cavaleiro de Ouro esmagador
IconCapricornIonia
Ionia de Capricórnio
SSOKougaVSIonia IconPegasusKouga
Kouga de Pégaso
Ionia de Capricórnio .VS. Kouga de Pégaso
Local Palaestra Local
Início do combate Saint Seiya Omega - Episódio 8 Início do combate
Fim do combate Saint Seiya Omega - Episódio 8 Fim do combate
Resultado Vitória de Ionia Resultado
Descoberta a traição de Ionia para o lado de Marte, Kouga tentou tudo o que lhe foi possível para lutar de igual para igual contra o Cavaleiro de Ouro. Porém, a experiência e o poder de Ionia deixaram claro que ele literalmente detinha o controle da luta, e Kouga acabou por ser rendido indefeso diante da técnica Domination Language.

Armadura

Artigo principal: Constelação de Capricórnio

Ionia é portador da Armadura de Ouro que representa a Constelação de Capricórnio.

Origem

Capricórnio é uma das 48 constelações originais listadas no Século II pelo astrônomo grego Ptolomeu, e é atualmente considerada uma das 88 constelações modernas. É uma das 12 constelação zodiacais, ou seja, aquelas que são cortadas pelo plano da órbita da Terra ao redor do Sol (eclíptica). Está próxima das constelações de Aquário, Águia, Sagitário, Microscópio e Peixe Austral.

Simbolismo

Tal como as outras constelações zodiacais, a constelação de Capricórnio possui uma vasta quantidade de simbolismos. Na astrologia, o signo de Capricórnio (♑) é considerado o décimo signo e está associado ao elemento Terra e ao planeta Saturno, além de ser um dos quatro signos cardinais.

Mitologicamente, a constelação tem vários significados. A figura do Capricórnio é comumente representada como tendo a parte superior de um bode e a parte inferior de um peixe. Essa representação é atribuída ao mito onde o deus bode Pan se atirou no rio Nilo para fugir do poderoso monstro Tífon. As partes submersas de Pan assumiram as características de um peixe para ajudar o deus a nadar. A figura do peixe e do bode também são atribuídos ao deus sumério Enki, e representam simbolicamente a elevação das construções babilônicas em meio as dificuldades. O Capricórnio também é associado a cabra Amalteia, que amamentou Zeus em sua infância, quando o deus foi escondido por Reia para não ser devorado pelo seu pai Cronos.

Porém, o simbolismo que melhor se relaciona ao personagem de Ionia é a figura demonizada do bode. Durante a Idade Média, era comum representar o Diabo com os chifres e cascos de um bode, o que se tornou uma representação icônica até os dias atuais. Isso é resultante do processo de paganização de algumas culturas como a celta, onde era comum a figura de deuses bodes que representavam a fecundidade da natureza e que posteriormente foram associados a figuras demoníacas. Ionia possui um controle sobre as trevas e tem a capacidade de controlar o corpo do adversário; atributos comumente associados a demônios.

Características da Armadura

Ionia utiliza uma nova versão da Armadura de Capricórnio, reformada a partir da original com um material ainda desconhecido, como ocorre com todas as outras Armaduras no universo de Omega.

A versão da Armadura de Ionia é notoriamente mais robusta que suas predecessoras, e possui um visual simplificado que se assemelha bastante ao da Armadura usada por Shura na adaptação da série clássica para anime, especialmente por ambas apresentarem um elmo que cobre integralmente a cabeça do usuário, deixando apenas o rosto descoberto. A ausência de pontas afiadas nas ombreiras também reforça a semelhança.

Tal como as outras, essa nova versão de Armadura não é mais armazenada em uma Caixa de Pandora, mas sim em uma Gema de Armadura. A Gema de Ionia se constitui na presilha dourada de sua capa, adornada com dois rubis esféricos. Curiosamente, quando Ionia veste sua Armadura, essas gemas mudam de vermelho para turquesa.

Citações

  • "Pessoal, fico feliz em anunciar o início do torneio Batalha dos Cavaleiros deste ano! Gostaria antes de parabenizar os dezesseis qualificados do torneio! Vocês demonstraram um árduo esforço em seus treinamentos diários, e espero que vocês nos brindem com um excelente torneio este ano! Seus esforços serviram como base para um novo mundo! Vamos construí-lo juntos!"
— Ionia anunciando o início da Batalha dos Cavaleiros.
  • "Eu havia me afastado dos combates. Mas quando Atena fundou a Palaestra, voltei a servi-la como um Cavaleiro de Ouro mais uma vez." - para Kouga de Pégaso.
  • Kouga: "Então, você conhece a verdadeira Atena, a senhorita Saori?"
    Ionia: "Sim, e sou muito grato a Atena por me tornar diretor dessa escola. Porém... esse mundo já não pertence mais a Atena."
    Kouga: "O que!?"
  • "Já enviei vários Cavaleiros da Palaestra para o lado do Grande Marte. E muito em breve todos, até mesmo os Cavaleiros de Ouro como eu, estarão se curvando perante o Grande Marte!" - para Kouga de Pégaso.
  • Kouga: "Um Cavaleiro de Ouro, agindo como um lacaio de Marte!?"
    Ionia: "Lacaio? Não! Eu sou um fiel seguidor do Grande Marte!"
    Kouga: "Seu traidor miserável!"
    Ionia: (sorrindo) "Isso mesmo! Eu sou um grande traidor! Sirvo o Grande Marte com o ideal de criar um mundo a sua imagem!"
  • "Não sinto hesitação em suas palavras. Mas são as minhas palavras que detém o verdadeiro poder!" - para Kouga de Pégaso.

Mitologia, alusões e curiosidades

  • Ionia (Em grego Ἰωνία ou Ἰωνίη) atuar como diretor de uma escola e se auto-proclamar como o "Cavaleiro da Sabedoria" não é por acaso. O personagem recebeu seu nome em homenagem a Escola Jônica (Ιωνική Σχολή), uma das várias escolas destinadas ao ensino da filosofia grega e considerada uma das percussoras da filosofia ocidental. Nela, estudaram filósofos célebres como Tales de Mileto e Heráclito de Éfeso.
  • Quando Ionia utiliza a técnica Domination Language, o livro que ele tem em mãos possui na capa um desenho dourado de uma cabeça com chifres e uma espada. A cabeça com chifres representa obviamente o Capricórnio, enquanto a espada representa presumivelmente a técnica Excalibur, considerada a marca registrada dos Cavaleiros de Capricórnio em Saint Seiya. No entanto, Ionia nunca demonstrou ser detentor da Excalibur.
    • O uso de um livro para controlar o corpo do adversário também pode ser uma alusão aos livros de magia negra utilizadas pelos feiticeiros em várias culturas e mitologias. Dessa forma, a cabeça dourada presente no livro representaria um demônio.
  • É possível que Ionia possa ter sido inspirado em Conde Dooku (Dookan na adaptação brasileira) da famosa série Star Wars. Além dos traços físicos e modos de trajar similares, ambos possuem personalidades sofisticadas e eruditas, apesar de seus papéis como vilões. Seus históricos também são semelhantes, os dois abandonaram suas respectivas ordens para se aliar a um inimigo, embora com objetivos diferentes.
PrecureGentarouMyoudouin

Gentarou Myoudouin

  • Aqueles familiarizados com HeartCatch PreCure! perceberão semelhanças marcantes entre Ionia e o velho Gentarou Myoudouin, diretor da Academia Myoudou. Ambos personagens foram criados por Yoshihiko Umakoshi.
  • A notável semelhança nos traços do rosto, no cabelo e até mesmo a temática igual dos nomes compartilhada apenas entre os dois poderia ser uma indicação de que Ionia tem algum parentesco com Micenas de Leão. No entanto, isso nunca foi mencionado em nenhum ponto da história, então é algo meramente para especulações.
  • A prisão onde Ionia se exilou durante anos é bem parecida com o Cabo Súnion, lugar onde os prisioneiros da Guerra Santa da Ática eram confinados para morrerem por afogamento. Não há provas de que Ionia ficou encarcerado no Cabo Súnion, e existem alguns fatores que negam essa possibilidade:
    • Nenhum detento poderia sobreviver mais que algumas horas, o que dirá anos, encarcerado na prisão, uma vez que a proximidade com o mar inundaria o local sempre que houvesse maré alta, o que resultaria no afogamento do prisioneiro.
    • A questão de que Kanon foi confinado nessa prisão por seu irmão durante o Século XX, o que geraria incongruências a respeito do contato entre Ionia e Kanon, algo que não foi mencionado nem cogitado pelo velho Capricórnio.

Dados oficiais

Galeria

Perfil oficial

Como diretor da Palaestra

IoniaProfilePic

学園長(がくえんちょう)
聖闘士の訓練所、パライストラの長。来る脅威に備え、城戸沙織がパライストラを創設した際に、責任者として招聘(しょうへい)された。パライストラと聖域の間を頻繁に行き来しており、パライストラを不在にすることが多い。 態度に威厳があり、人格者。パライストラでは絶対的な権力を持ち、若い聖闘士達からは尊敬の眼差しで見られている。
(声: 大友龍三郎 )

Diretor
O diretor da Palaestra, centro de treinamento dos Cavaleiros. Quando Saori fundou a Palaestra afim de preparar os Cavaleiros para futuras ameaças, Ionia foi proposto ao cargo de responsável. Ele faz muitas viagens de ida e volta entre a Palaestra e o Santuário, e está muitas vezes ausente da Palaestra. É um homem de aparência nobre e imponente. Sua autoridade na Palaestra é absoluta, e os jovens Cavaleiros tem um grande respeito por ele.
(Voz: Ryūzaburō Ōtomo)

  • Fonte: Site oficial da Toei Animation

Como Cavaleiro de Ouro

IoniaGoldProfilePic

イオニア
山羊座ことカプリコーンの黄金聖闘士。その正体は、パライストラの学園長であった。長らく闘いから身を引いていたが、新しい世代の聖闘士達の指導者として沙織にパライストラの責任者として招かれたという。かつては沙織に忠誠を誓っていたが、後にマルスの信奉者となり、その野望の手助けの見返りに教皇の座を約束された。「森羅万象全てを知り尽くした知恵と知性の黄金聖闘士」と名乗る。
(声: 大友龍三郎 )

Ionia
Cavaleiro de Ouro da constelação de Capricórnio. É conhecido como diretor da escola Palaestra. Havia se afastado dos combates a muito tempo, mas foi convidado por Saori para ser o diretor da Palaestra e guiar a nova geração de Cavaleiros. Antes leal à Saori, posteriormente tornou-se um servo de Marte e prometeu auxiliá-lo em seus planos em troca do posto de Grande Mestre. É intitulado como "O Cavaleiro de Ouro sábio e erudito, que conhece tudo o que há no universo".
(Voz: Ryūzaburō Ōtomo)

  • Fonte: Site oficial da Toei Animation

Bibliografia

Artigos relacionados

  • Marte - a quem Ionia jurou lealdade para poder garantir a segurança de Atena.
  • Atena - a deusa a quem Ionia sempre foi leal.
  • Palaestra - a instituição de treinamento de Cavaleiros onde Ionia atua como diretor.

Links externos

Referências

  1. Episódio 42 (Omega): Segundo a narrativa de Ionia, ele viveu tempo suficiente para testemunhar a vinda de pelo menos três reencarnações de Atena. Como a deusa reencarna a cada 200 anos, aproximadamente, pode-se fazer uma estimativa sobre a idade de Ionia.
  2. Site oficial do jogo Ultimate Cosmo.
  3. Como revelado em sua carta da coleção Crusade.

Navegação

Cavaleiros de Ouro do Século XXI
Primeira Divisão
300px-TorredeBabel
Kiki de ÁriesHarbinger de TouroParadox de GêmeosSchiller de CâncerMikene de LeãoFudou de VirgemGenbu de LibraSonia de EscorpiãoSeiya de SagitárioIonia de CapricórnioTokisada de AquárioAmor de Peixes
Segunda DivisãoKiki de ÁriesHarbinger de TouroIntegra de GêmeosFudou de VirgemShiryu de LibraSeiya de Sagitário

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.