FANDOM

Manigoldo
Câncer
Manigoldo LCA 1
蟹座キャンサーのマニゴルド
Kyansā no Manigorudo
(Cancer no Manigoldo)
Dados gerais
Categoria Cavaleiro de Ouro
Constelação Câncer
Dados pessoais
Idade 25 anos
Sexo Masculino
Altura/Peso 1,87 m / 85 kg
Aniversário 14 de julho
Sangue Tipo O
Terra-natal Itália
Dados de treinamento
Local Santuário
Mestre Sage de Câncer
Dados de mangá e anime
Introdução LC: Capítulo 3, OVA 2
Seiyuu Daisuke Ono
Dublador(a) Alexandre Moreno

Manigoldo (マニゴルド) é o Cavaleiro de Ouro da Constelação de Câncer (蟹座キャンサー) durante os eventos da Guerra Santa do Século XVIII, servindo como o guardião da Casa de Câncer no Santuário. Único sobrevivente de um massacre promovido por Espectros, via muito pouco valor na vida antes dos ensinamentos do Mestre Sage, que o levou ao Santuário para treiná-lo pessoalmente. Embora tenha mantido sua postura irreverente e um tanto debochada, desenvolveu profundo apreço à vida humana e desejo de protegê-la.

Características

Aparência

Manigoldo LCA

Manigoldo

Informação pendente.

Personalidade

Informação pendente.

Histórico

Passado

Quando Manigoldo era criança, seu vilarejo foi massacrado por um grupo de Espectros, sendo ele o único sobrevivente. Como reparado anos mais tarde por Sasha e pelo Mestre Sage, a história de Manigoldo tem muitos paralelos com a de Tenma de Pégaso.[1] O trauma fez Manigoldo passar a acreditar que a vida, fadada a terminar em morte, era apenas lixo, inclusive sua própria; ele se tornou também um ladrão, parte de um infame grupo, atacando viajantes desavisados que se aventurassem à noite.[2][3]

Sage encontra Manigoldo

Sage e Manigoldo

Em uma noite, foi encontrado por Sage nas ruínas de sua vila, observando enquanto espíritos voavam em torno dele. Surpreso ao notar que o outro também podia enxergar as almas, Manigoldo confirmou que costumavam pertencer a seus parentes, que até pouco tempo atrás viviam ali, comentando que, em seu estado atual, todos eram só lixo. Manigoldo falava como se houvesse se encontrado com a própria personificação da morte e falasse em seu nome.[2][3]

SageYoungMani2LCA

Manigoldo tenta atacar Sage

Avisando que a morte poderia chegar a qualquer momento e com as atenções voltadas para os colares e adereços usados por Sage, Manigoldo atacou-o com uma faca, mas, quando esta rasgou o manto do homem, ficou visível a Armadura de Ouro; Sage facilmente o imobilizou, sem machucá-lo, se perguntando quantas mortes ele teria presenciado para pensar de tal forma, e contou que perdera vários companheiros, cujas mortes poderiam parecer lixo daquele ponto de vista, mas eles viveram e lutaram até o fim.[2][3]

SageYoungMani3LCA

Sage impede Manigoldo

Sage afirmou que a vida não era um lixo, inclusive a de Manigoldo, e que todas as vidas, por mais ínfimas quando observadas isoladamente, pertenciam juntas como parte de um mesmo grande universo, e tinham chance de brilhar. Manigoldo, mesmo tocado pelas palavras, insistiu em dizer que não compreendera; Sage respondeu que, se ele quisesse entender, poderia segui-lo para o Santuário. O garoto hesitou, mas não conseguiu deixar de considerar o que ouvira; por fim, decidiu seguir o Mestre, tornando-se seu aprendiz e aspirante a Cavaleiro.[2][3]

Os anos passaram, e Manigoldo se revelou prodigioso; contudo, ainda demonstrava efeitos do trauma e sua vida pregressa, com problemas para se conter no campo de batalha, desprezando todos aqueles que queriam desistir antes do fim e afirmando que a única coisa que essas pessoas poderiam fazer no horror de uma guerra seria entrar em desespero e morrer. Sage, incomodado, resolve revelar-lhe o verdadeiro horror e desespero.[4]

Informação pendente.

Manigoldo completou seu treinamento e foi nomeado por Sage o Cavaleiro de Ouro de Câncer mais de cinco anos antes do início oficial da Guerra Santa do Século XVIII.[5]

Rebelião de Don Avido

Cerca de cinco anos antes da batalha de Florença,[5] Manigoldo foi enviado pelo Mestre Sage a Veneza a fim de investigar e desmantelar a organização criminosa Nero, comandada por Cavaleiros Negros.[6]

Informação pendente.

Jornada ao Túmulo de Áries

Logo após a rebelião de Don Avido, Manigoldo foi enviado pelo Mestre Sage a Jamir a fim de entregar a Hakurei uma convocação determinando que submetesse seu aprendiz Shion ao teste de aptidão para a Armadura de Áries o quanto antes, devido à aproximação da Guerra Santa, considerando vantajoso dar tempo aos Cavaleiros de Ouro para que ganhassem experiência em suas funções. Manigoldo aproveitou a ocasião para relatar a Hakurei todo o ocorrido com Don Avido, antigo discípulo do mestre de Jamir.[5]

Informação pendente.

Guerra Santa

Invasões ao Santuário

No momento em que Alone chegou ao Santuário, destruindo partes do local, Manigoldo observava surpreso da Casa de Câncer, deduzindo que Hades ousara vir ao Santuário pessoalmente. Como todos dentro das Doze Casas, teve sua capacidade de movimentação quase completamente removida pelo cosmo do inimigo.[7][8]

Informação pendente.

Floresta da Morte

Informação pendente.

Manigoldo Shion despedida

Manigoldo se despede de Shion

Manigoldo apareceu como um espírito para seu velho companheiro de jornada Shion quando este passava pela Casa de Câncer; diante da confusão deste, Manigoldo lhe entregou o elmo de Grande Mestre de Sage para que o amigo o repassasse a Hakurei e se despediu, dizendo que deixaria o restante com ele; o Cavaleiro de Câncer desapareceu de vista, ficando a Armadura vazia para trás.[9][4] A seguir, Manigoldo surgiu brevemente diante de um incrédulo Tenma para se despedir.[4]

Batalha do Lost Canvas

Cavaleiros de Ouro LC220

Os Cavaleiros de Ouro do Século XVIII se reúnem uma última vez

Uma vez que Shion reuniu as doze Armaduras de Ouro para usar sua luz solar contra Hades e sua tática se revelou insuficiente, o espírito de Manigoldo manifestou-se através da Armadura de Câncer. Unindo forças com Shion, Dohko e os espíritos de Hasgard, Deuteros, Aspros, Regulus, Asmita, Kardia, Sísifo, El Cid, Dégel e Albafica, Manigoldo ajudou a disparar um ataque em conjunto, dedicando-o pessoalmente à vida. O impacto do ataque enfraqueceu Hades e arrancou sua alma do corpo de Alone, deixando-o exposto para ser sobrepujado e selado por Atena, Tenma de Pégaso e o próprio Alone.[10]

Com a destruição do Lost Canvas, a alma de Manigoldo foi libertada do domínio de Hades e voltou à Terra, livre para reencarnar.[11]

Habilidades

  • Alcance do Oitavo Sentido: Também conhecido como Arayashiki, o Oitavo Sentido permite que um ser vivo mantenha sua vida, consciência e pleno controle de suas faculdades mentais – e que um espírito mantenha os dois últimos – dentro do Submundo, o domínio de Hades. Sendo um usuário de técnicas de Sekishiki, Manigoldo já tinha de início a capacidade de preservar todos os traços acima citados no Submundo quando em vida. Demonstrou traços de alcance do Oitavo Sentido após chegar ao limite na luta contra Thanatos, manifestando-se brevemente em forma de espírito para se despedir de Tenma e Shion. Por fim, foi capaz de utilizar o Oitavo Sentido após a morte para se reunir com Shion, Dohko e os demais espíritos dos Cavaleiros de Ouro falecidos e lançar um poderoso ataque baseado em luz solar contra Hades de forma a expurgar sua alma do corpo de Alone na reta final da Guerra Santa do Século XVIII.

Golpes secretos

Manigoldo Meikai Ha LCA
Sekishiki Meikai Ha

Ensinada a Manigoldo por Sage. A técnica arranca a alma do corpo do alvo e abre um portal através do Sekishiki que a lança em Yomotsu Hirasaka.

  • Grafia original: 積尸気冥界波(せきしきめいかいは)
  • Lit. Ondas Infernais de Sekishiki, versão BR: Ondas do Inferno
AcubensLCA
Acubens

Manigoldo prende o oponente entre suas pernas e, movendo-as como as pinças de um caranguejo, aperta o adversário até parti-lo.

Manigoldo Sekishiki Kisouen LCA
Sekishiki Kisouen

Ensinada a Manigoldo por Sage. A técnica detecta espíritos, prendendo-os em esferas fosforescentes; Manigoldo cria uma igual com a mão que faz com que todos os espíritos aprisionados ardam em chamas azuis.

  • Grafia original: 積尸気鬼蒼焔(せきしききそうえん)
  • Lit. Chamas Azuis Demoníacas de Sekishiki, versão BR: Chamas Demoníacas
Manigoldo Sekishiki Konsou Ha LCA
Sekishiki Konsou Ha

Usa a energia dos espíritos como pólvora para criar uma imensa explosão. Quanto maior a quantidade de espíritos, mais poderosa é a explosão.

  • Grafia original: 積尸気魂葬破(せきしきこんそうは)
  • Lit. Ondas Fúnebres de Sekishiki, versão BR: Hecatombe dos Espíritos

Combates

Informação pendente.

Traje protetor

Artigo principal: Constelação de Câncer
CancerClothLCA

Armadura de Câncer, danificada

Manigoldo é portador da Armadura de Ouro da Constelação de Câncer.

Informação pendente.

Citações

"Aquele velho não dá um descanso. Prende o Pégaso, protege o Pégaso, faz isso, faz aquilo, que exagero. Mas enfim..."
— Manigoldo sobre seu mestre, Sage de Câncer.
"Ei, ei. Tá dando em cima de mim, é? Infelizmente, não gosto de pessoas como você, que usam muita maquiagem. Gosto de beleza natural!"
— Para Verônica de Nasu.

  • O nome Manigoldo provém do idioma italiano, e significa "canalha", "patife". Aparentemente, esse é apenas um pseudônimo adotado pelo Cavaleiro de Câncer, em referência à sua (antiga) vida como um ladrão. Ele próprio admite em seu primeiro encontro com Sage que, "se tivesse um nome", seria Manigoldo.[2][3]
  • O nome Acubens, usado em uma das técnicas de Manigoldo, faz referência à estrela alfa da Constelação de Câncer, que representa a pinça do caranguejo.

Dados oficiais

Galeria

Informação pendente.

Bibliografia

Artigos relacionados

Informação pendente.

Links externos

Informação pendente.

Referências

  1. Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 16: "Deuses e Peões".
  2. 2.0 2.1 2.2 2.3 2.4 Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 66: "Fantasmagoria".
  3. 3.0 3.1 3.2 3.3 3.4 Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 17: "Lixo".
  4. 4.0 4.1 4.2 Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 18: "Eu Só Quero que Você Viva".
  5. 5.0 5.1 5.2 Saint Seiya: The Lost Canvas Gaiden - Capítulo 75: "Aquilo que Sonha o Carneiro Dourado".
  6. Saint Seiya: The Lost Canvas Gaiden - Capítulo 28: "Cara/Coroa".
  7. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 43: "Retorno".
  8. Saint Seiya: The Lost Canvas - OVA 10: "Descensão".
  9. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 70: "Herdeiros dos Ideais".
  10. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 220: "Luz Dourada".
  11. Saint Seiya: The Lost Canvas - Capítulo 218: "De Volta Àqueles Dias!".