Fandom

Seiya Universe

Manigoldo de Câncer

867pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Manigoldo
Câncer
ManiLCA2
Dados gerais
Categoria Cavaleiro de Ouro
Constelação Câncer
Dados básicos
Idade 25 anos
Terra-natal Itália
Dados de treinamento
Local Santuário
Mestre Sage de Câncer
Dados de anime e mangá
Seiyuu* Daisuke Ono

Manigoldo é o Cavaleiro de Ouro da Constelação de Câncer durante os eventos da Guerra Santa do Século XVIII. Único sobrevivente de um massacre promovido por Espectros, via muito pouco valor na vida antes de ouvir os ensinamentos do Mestre Sage.

Características

Aparência

Informação pendente.

Personalidade

Informação pendente.

Histórico

Passado

SageYoungMani1LCA

Sage e Manigoldo

Quando Manigoldo era criança, seu vilarejo foi massacrado por um grupo de Espectros, sendo ele o único sobrevivente. Como reparado anos mais tarde por Sasha e pelo próprio Mestre Sage, a história de Manigoldo lembra bastante a de Tenma de Pégaso — ambos perderam suas famílias na Itália quando eram muito jovens, foram vítimas da violência dos Espectros e terminaram por focar sua determinação em ajudar os outros como Cavaleiros de Atena — o caminho tomado inicialmente por Manigoldo, no entanto, foi bem diferente daquele trilhado por Tenma.

O trauma fez Manigoldo passar a acreditar que a vida, fadada a terminar em morte, era um lixo, sem valor algum, inclusive sua própria; ele se tornou também um ladrão, parte de um grupo famoso, atacando viajantes desavisados que se aventurassem pelas ruínas desertas à noite. Numa noite, foi encontrado por Sage enquanto estava junto a ruínas de sua vila, observando enquanto os espíritos de seus parentes voavam em torno dele. Surpreendendo-se ao perceber que o velho homem também podia enxergar as almas, Manigoldo confirmou quando ele perguntou se costumavam pertencer a seus parentes, que até pouco tempo atrás viviam naquela vila.
SageYoungMani2LCA

Manigoldo tenta atacar Sage

Ele então comentou que, em seu estado atual, todos eram só lixo. Manigoldo falava demonstrando certo assombro e ao mesmo tempo aversão pela morte como se falasse dela personificada.

Depois de avisar a Sage que a morte poderia chegar a qualquer momento e com as atenções voltadas para os diversos colares e adereços de materiais preciosos usados por ele, Manigoldo atacou-o com uma faca, acreditando ter conseguido uma vítima fácil; no entanto, quando a lâmina rasgou o manto do homem, Manigoldo percebeu a Armadura de Câncer escondida sob ele. Sage facilmente agarrou o braço do garoto antes que ele pudesse esboçar qualquer reação e o imobilizou, sem machucá-lo. Confirmando pertencer ao grupo de ladrões mencionado por Sage, Manigoldo desafiou-o a matá-lo. Ao invés de atacá-lo, Sage perguntou-se quantas mortes ele teria presenciado para pensar dessa maneira, e contou que também perdera vários companheiros, cujas mortes poderiam parecer lixo dependendo do ponto de vista, mas eles viveram a vida ao extremo.

SageYoungMani3LCA

Sage impede Manigoldo

Sage afirmou que a vida não era um lixo, inclusive a de Manigoldo; a princípio, o jovem não acreditou, e Sage explicou que todas as vidas, por mais ínfimas que sejam quando observadas isoladamente, na realidade são todas parte de um mesmo grande universo, e têm chance de brilhar. Manigoldo, mesmo tocado pelas palavras, insistiu em dizer que não compreendera; Sage respondeu dizendo que, se Manigoldo quisesse entender, poderia segui-lo e passar a viver no Santuário de Atena. O jovem Manigoldo hesita por um momento, mas não consegue deixar de considerar as palavras que acabou de ouvir; por fim, decide seguir o Grande Mestre, tornando-se seu discípulo no Santuário.

Os anos passam, e Manigoldo se revela um verdadeiro prodígio, um aprendiz de Cavaleiro bastante promissor. Ele ainda revela, contudo, efeitos do trauma e de sua vida pregressa: Manigoldo tem problemas para se conter no campo de batalha, especialmente para pará-la quando o adversário não pode mais revidar, despreza todos aqueles que querem desistir antes do fim e acredita que a única coisa que essas pessoas poderiam fazer no horror de uma guerra seria entrar em desespero e morrer. Sage, incomodado com o fato de seu discípulo ainda não ter aprendido o real valor da vida, resolve revelar-lhe o que é o verdadeiro desespero e o convoca para uma aula especial.

Rebelião de Don Avido

Informação pendente.

Guerra Santa

Mani1LCA

Manigoldo observa a chegada de Alone ao Santuário

Invasões ao Santuário

Manigoldo já havia completado o treinamento com Sage e se consagrado Cavaleiro de Ouro de Câncer dois anos antes do início oficial da Guerra Santa do Século XVIII, estando presente na reunião dos doze com o Grande Mestre. No momento em que Alone chegou ao Santuário, destruindo partes do local, Manigoldo observava surpreso da Casa de Câncer, deduzindo que o próprio Hades viera ao Santuário pessoalmente.

Floresta dos Mortos

Informação pendente.

Batalha do Lost Canvas

Uma vez que Shion de Áries reúne as doze Armaduras de Ouro para usar sua luz solar contra Hades e sua tática se revela insuficiente, o espírito de Manigoldo manifesta-se através da Armadura de Câncer. Unindo forças com Shion, Dohko de Libra e os espíritos de Hasgard de Touro, Aspros de Gêmeos, Regulus de Leão, Asmita de Virgem, Kardia de Escorpião, Sísifo de Sagitário, El Cid de Capricórnio, Dégel de Aquário e Albafica de Peixes, Manigoldo ajuda a disparar um ataque em conjunto, dedicando-o pessoalmente à importância da vida. O impacto do ataque enfraquece Hades drasticamente e arranca sua alma do corpo de Alone, deixando-o exposto para ser sobrepujado e selado por Sasha, Tenma de Pégaso e o próprio Alone, redimido.

Com a destruição do Lost Canvas, a alma de Manigoldo é libertada do domínio de Hades e volta ao mundo dos vivos, ficando livre para reencarnar.

Habilidades

  • Alcance do Oitavo Sentido: Também conhecido como Arayashiki, o Oitavo Sentido permite que um ser vivo mantenha sua vida, consciência e pleno controle de suas faculdades mentais — e que um espírito mantenha os dois últimos — dentro do Mundo dos Mortos, o domínio de Hades. Sendo um usuário de técnicas de Sekishiki, Manigoldo já tinha de início a capacidade de preservar todos os traços acima citados no Mundo dos Mortos quando em vida. Demonstrou traços de alcance do Oitavo Sentido após chegar ao limite na luta contra Thanatos, manifestando-se brevemente em forma de espírito para Shion de Áries na Casa de Câncer. Por fim, foi capaz de utilizar o Oitavo Sentido para se reunir com Shion, Dohko e os demais espíritos dos Cavaleiros de Ouro falecidos e lançar um poderoso ataque baseado em luz solar contra Hades de forma a expurgá-lo do corpo de Alone.

Golpes secretos

ManigoldoMeikaiHaLCA Sekishiki Meikai Ha
積尸気冥界波(せきしきめいかいは)Sekishiki Meikai Ha
Idioma Japonês
Significado Ondas Infernais de Sekishiki (BR)
Estreia The Lost Canvas - Capítulo 60 / Episódio 15
Ensinada a Manigoldo por seu mestre Sage. A técnica arranca a alma do alvo de seu corpo e abre um portal que a lança no Yomotsu Hirasaka, a entrada que leva ao mundo dos mortos, uma alusão ao aglomerado de Presépio (ou Sekishiki) e seu significado na cultura chinesa.
AcubensLCA Acubens
アクベンス Akubensu
Idioma Latim
Significado Acubens
Manigoldo prende o oponente entre suas pernas e, movendo-as como as pinças de um caranguejo, aperta o adversário até parti-lo em dois. O nome da técnica é uma referência à maior estrela da constelação de Câncer.
ManiSKLCA Sekishiki Kisouen
積尸気鬼蒼焔(せきしききそうえん)Sekishiki Kisōen
Idioma Japonês
Significado Chamas Azuis Demoníacas de Sekishiki (BR)
Ensinada a Manigoldo por seu mestre Sage. A técnica detecta espíritos, prendendo-os em esferas fosforescentes; Manigoldo cria uma igual com a mão que faz com que todos os espíritos próximos sejam consumidos em chamas azuis, incinerando a alma de seus oponentes.
ManiSKHLCA Sekishiki Konsou Ha
積尸気魂葬破(せきしきこんそうは)Sekishiki Konsō Ha
Idioma Japonês
Significado Ondas Fúnebres de Sekishiki (BR)
Técnica que usa espíritos como pólvora para criar uma imensa explosão. Quanto maior a quantidade de espíritos, mais poderosa é a explosão. A técnica foi descrita em detalhes por Sage, mas não há confirmação de que foi ensinada a Manigoldo por ele.
(BR) - indica o nome da técnica na adaptação brasileira, caso essa apresente diferenças notáveis do significado original

Combates

Informação pendente.

Armadura

Artigo principal: Constelação de Câncer
CancerClothLCA

Armadura de Câncer, danificada

Manigoldo é portador da Armadura de Ouro da Constelação de Câncer.

Informação pendente.

Citações

"Aquele velho não dá um descanso. Prende o Pégaso, protege o Pégaso, faz isso, faz aquilo, que exagero. Mas enfim..."
— Manigoldo sobre seu mestre, Sage de Câncer.
"Ei, ei. Tá dando em cima de mim, é? Sai fora que você não faz nem um pouco o meu tipo! Eu sou muito exigente quanto à beleza!"
— Para Verônica de Nasu.

  • O nome Manigoldo provém do idioma italiano, e significa "canalha", "patife". Aparentemente, esse é apenas um pseudônimo adotado pelo Cavaleiro de Câncer, em referência à sua (antiga) vida como um ladrão. Ele próprio admite em seu primeiro encontro com Sage que, "se tivesse um nome", este seria Manigoldo.
  • O nome Acubens, usado em uma das técnicas de Manigoldo, faz referência à estrela alfa da Constelação de Câncer, representando a pinça do caranguejo.

Dados oficiais

Galeria

Informação pendente.

Bibliografia

Artigos relacionados

Informação pendente.

Links externos

Informação pendente.

Referências

Informação pendente.