FANDOM

Visão Geral Histórico Habilidades Combates Traje protetor Curiosidades Galeria
  • Marte é o deus romano da guerra, equivalente a Ares da mitologia grega. No entanto, os dois deuses sempre foram tratados de maneira oposta por seus respectivos cultos. Enquanto Ares era odiado por deuses e mortais em virtude da destruição que promovia com suas guerras, Marte era respeitado por instituir a guerra como fonte de progresso e desenvolvimento para a civilização. Seus atributos de estratégia e sabedoria em combate o assemelhavam mais à Atena do que a Ares.
  • O nome Ludwig, ostentado por sua reencarnação humana, é de origem alemã, com raízes antigas que derivam do nome Hludwig, significando "Guerreiro Famoso". O nome é uma referência à sua verdadeira natureza como deus da guerra.
  • Informações lançadas antes da estréia de Omega apontavam Marte como o Grande Mestre do Santuário, e o Cavaleiro de Ouro representante do décimo terceiro signo, o de Serpentário. Outras informações, divulgadas pela revista TeleMaga durante o início do anime, alegavam que Marte seria um alienígena, bem como seus seguidores. Dessas informações, apenas a primeira se concretizou.
GolbezFFDissidia

Golbez

  • Marte compartilha de mais do que simples semelhanças com Golbez, antagonista do jogo Final Fantasy IV. A primeira semelhança perceptível é obviamente a forma de trajar de ambos; armaduras pesadas que cobrem integralmente o corpo e um elmo que mascara por completo o rosto, além de uma imponência altiva graças ao uso de uma longa capa. O modelo das armaduras trajadas por ambos já evidencia a semelhança. Surpreendentemente, o quesito do visual não é a única coisa que aproxima esses dois vilões. Poderia-se pensar se os roteiristas de Omega não criaram Marte com base em Golbez, por diversas razões:
    • Os planos de ambos são meticulosamente calculados e os dois em algum momento foram mostrados se aproveitando dos esforços dos protagonistas de suas respectivas séries para favorecer suas ambições. Além de também atuarem ativamente para levar a diante seus planejamentos.
    • Os esquemas de ambos estão associados ao uso de artefatos que possuem ligação com os elementos; os Cristais do Cosmo de Omega e os Cristais Sagrados de Final Fantasy.
    • Em algum momento, tanto Marte como Golbez edificaram uma base de operações que serve como peça fundamental em seus planos; em ambos os casos, esse edifício se chama Torre de Babel.
    • O objetivo final de seus planos tem sempre relação com uma localização extraterrestre; o planeta Marte em Omega e a Lua Vermelha em Final Fantasy IV. Esta última, é curiosamente inspirada no primeiro, até pela presença do famoso "rosto" que é encontrado na superfície do planeta vermelho.
    • O uso de pseudônimos. Golbez se chama verdadeiramente Teodoro, enquanto Marte foi implicado ter sido um homem de nome Ludwig.
    • Ambos dispõem de um grupo de generais constituído de quatro membros; os Lordes Elementais de Golbez e os Quatro Imperadores Celestiais de Marte. Para as similaridades entre os dois grupos, visite a página dos Imperadores de Marte.
    • Golbez é o antagonista primário de FFIV, mas não é o verdadeiro inimigo da história. Golbez em realidade não é um homem maligno, e todos os crimes cometidos por ele durante o jogo são fruto de uma lavagem cerebral causada pelo verdadeiro vilão, Zemus. Da mesma forma, Marte também não é realmente maligno, e serviu apenas como um peão para a verdadeira antagonista de Omega, sua esposa Medéia.
  • Ainda em referência a Final Fantasy IV, pode-se destacar que a forma assumida por Marte durante seu confronto final contra Kouga e Eden é visualmente similar a Zemus.
  • No mangá de Omega, a primeira aparição de Marte o retrata na mesma forma que ele assume no episódio 46 do anime, quando ele desperta completamente seu lado divino, aparentando ter abandonado seus últimos resquícios de humanidade.